Fique atento se estiver experienciando qualquer um dos seguintes sintomas:
Câmbio “arranhando” na hora da troca de marcha: se a transmissão emite aquele ruído áspero típico de quando não se engatou a marcha direito, mesmo que esse não seja o caso.
Dificuldade para engatar marchas: é um sintoma semelhante ao anterior mas, ao invés de ouvir o barulho, o motorista sente que o câmbio não está encaixando direito, mesmo que a embreagem esteja acionada.
Pedal muito baixo, mas que exige força: se o curso do pedal de embreagem estiver muito curto, ou seja, se não houver muito espaço entre ele e o assoalho do carro. Se isso ocorrer, mas ele não exigir força para ser acionado, pode ser sintoma de desregulagem em carros com 10 anos ou mais, pontua o engenheiro.
Embreagem instável ou imprevisível: quando não parece haver ponto certo para fazer o controle de embreagem, podendo ocorrer trepidações ou engate brusco da marcha.
Se, ao arrancar, o carro ameaça morrer quando o motorista começa a soltar o pedal de embreagem. Isso também é um sinal de que o sistema não está sendo capaz de fazer o acoplamento.
Embreagem “patinando”: a rotação do motor sobe sem o carro aumentar a velocidade, devido ao acoplamento incompleto entre disco e chapa de pressão
Caso o pedal esteja duro, é um problema diferente do desgaste, como falta de lubrificação nos cabos ou irregularidades mais graves no sistema de transmissão de força.