Combinados ou não, recursos como hibridização, turbo, injeção direta, comando de válvulas variável e outras tecnologias já permitem comprar um veículo capaz de percorrer 20 km/l com um litro de gasolina, por exemplo. Porém, existe outro fator tão ou mais importante para gastar menos com o posto de combustível: você, motorista. A forma de dirigir e utilizar o carro, bem
como a manutenção dele, são fatores que fazem muita diferença.
Confira dicas simples para fazer seu veículo rodar mais quilômetros com a mesma quantidade de combustível, com base em informações do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária):
1 - Mantenha os pneus com calibragem correta
Consulte o manual do proprietário e verifique a pressão recomendada para os pneus - que, inclusive, pode variar de eixo para eixo e também de acordo com a quantidade de carga transportada. Pneus abaixo da pressão ideal aumentam a superfície de contato com o solo. Com isso, fazem com que o motor utilize mais energia para manter o carro rodando, elevando o consumo.
Por outro lado, pneus cheios demais deixam o veículo muito "duro" e podemreduzir a vida útil de componentes da suspensão.
2 - Verifique o alinhamento das rodas
Outro fator que eleva o consumo de combustível e, ainda por cima, reduz a vida útil dos pneus são rodas desalinhadas. Em média, a recomendação é checar o alinhamento a cada 10 mil quilômetros ou ao perceber que o veículo está "puxando" para um lado. Faça também o balanceamento dos pneus para evitar trepidações e manter o carro estável - o que também contribui para
diminuir o consumo.
3 - Troque filtros e lubrificantes no prazo correto
Cheque o nível do óleo do motor semanalmente e substitua o lubrificante no prazo e/ou na quilometragem recomendados no manual. O mesmo vale para filtros. O filtro de óleo, inclusive, deve ser substituído em cada troca do lubrificante. Motor com lubrificação inadequada eleva o atrito de partes internas, resultando em consumo maior de combustível e, pior, danificando
componentes.
4 - Confira o estado de cabos e velas
Outro fator que impacta negativamente o gasto de combustível são velas e respectivos cabos em más condições. Esses componentes são essenciais para promover a queima ideal do combustível.
5 - Dirija com suavidade
Frear mais bruscamente e atrasar a troca de marchas é algo que faz o carro gastar mais combustível. Acelere e freie de forma gradual e utilize o freio-motor nas reduções de velocidade. Além disso, descer ladeiras na "banguela" (com o câmbio em ponto-morto) não ajuda a economizar combustível e ainda por cima contribui para o desgaste prematuro dos freios.
Fonte: Uol
Compartilhe esse post: